sábado, 30 de outubro de 2010

A Indiferença é contagiosa?

Hoje encontrei no passeio uma senhora deitada, de pijama, descalça. 
Não sei se o que me chamou mais a atenção foi encontrá-la ali ou se a indiferença das pessoas que passavam. Não era uma sem-abrigo e para mim foi óbvio que aquela mulher estava a precisar de ajuda. Perante olhares que fugiam, dirigi-me ao INEM que fica ao virar da esquina e pedi ajuda a 3 bombeiros que lá estavam. A resposta foi: o INEM já lá foi mas ela não quer ir ao hospital... Fiquei zonza e respondi: o assunto fica à vossa responsabilidade.

No segundo seguinte mudei de opinião. Mas qual responsabilidade?! E a minha responsabilidade?! Nada disso. Voltei para junto dela e liguei para o 112. Começaram a dizer que já lá tinham ido e com pouca vontade acrescentaram: mas podemos ir outra vez... Valeu-me uma enfermeira do INEM, que passava por mero acaso, e que assim que viu a mulher estendida no chão começou a tentar que ela reagisse e falou com quem me tinha atendido: é necessário que venham rapidamente, a senhora não está a responder.
E pergunto: se um dia eu precisar, será que me vai aparecer uma CL e/ou uma enfermeira Alzira ou apenas "gentinha" totalmente incapaz de ver que todos somos gente?

Sem comentários:

Enviar um comentário