sexta-feira, 26 de novembro de 2010

102 ANOS DE VIDA

Hoje, a minha avó faz 102 anos.
Um marido que a adorava, 2 filhos, 1 carreira como professora primária num tempo em que muitos não sabiam ler, nem escrever. Muitos amigos. Um feitio difícil.

Há 2 anos teve a festa que sempre disse que queria ter se chegasse aos 100. Organizei-a com carinho desmedido e a data foi devidamente festejada num dia que espero ela continue a recordar em flashes de memória, numa cabeça cansada pelo tempo.

É a minha avó, com quem muitas vezes me zanguei em miúda, em ataques de rebeldia típica, e com quem jogava canasta horas a fio. Que me queria ensinar a ler e a escrever antes de eu ir para a escola e a quem eu dizia que o recreio era a melhor parte do dia. Sempre discordámos em muitos assuntos e sempre fui a sua neta preferida. Talvez porque lhe dava guerra ou porque ela sabia que eu estava sempre lá quando era preciso.

Queremos poupar-lhe a notícia mais triste que uma mãe pode ter: a morte do filho. Mas inexplicavelmente ela faz comentários de quem sabe. Talvez haja um sétimo sentido.

Um beijo, avó. Pelos bons momentos que vivemos juntas. E são esses momentos que quero recordar para sempre.

4 comentários:

  1. 102 é, sem dúvida, uma belíssima idade para ser comemorada. Parabéns à tua avó e a ti também. :)

    ResponderEliminar
  2. Está tudo bem? Há muitos dias que não sei nada de ti. Espero bem que sim e que o frio não ande a fazer das dele pelos teus lados.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada K. Tenho andado desaparecida porque a M está doente. E foi um fim-de-semana de decisões. Mas confesso que algumas foram... muito boas :))
    bjs

    ResponderEliminar
  4. As melhoras da tua M. mesmo.
    Quanto ao resto... aproveita bem e... assim já "desculpo" a tua ausência ;)

    ResponderEliminar